Circuito Cachoeira Grande

Categoria: Eventos

O Circuito Cachoeira Grande da Fazenda dos Cordeiros está ligada na iniciativa dos conectores de paisagem capitaneada pela Diretoria de Áreas Protegidas do MMA, é chegada a hora do Rio de Janeiro trabalhar para que, mais que nossos Circuito de Caminhadas na Natureza  tenham seu  sistema de trilhas reconhecidos.

Como elencado antes, Sociedade Civil e Chefias de Unidades de Conservação das três esferas de Governo já estão se articulando para começar a tirar nossas trilhas de longo curso do papel. O quadro legal também já existe, em norma do próprio SNUC: corredores ecológicos. Falta apenas o reconhecimento legal do Ministério do Meio Ambiente, a exemplo do que o município do Rio de Janeiro fez com a Trilha Transcarioca, podemos pensar grande para todo interior do Estado com a devida posterior regulamentação que discipline a governança de cada uma dessas trilhas/corredores e que crie os respectivos mecanismos de aplicação de recursos para viabilizá-las. Que tal?

No mês de agosto,  além de participarem de uma experiência vivencial, caminhando por um dos Circuitos credenciados internacionalmente pelo IVV, os caminhantes, terão conversas, assistirão palestras e frequentarão oficinas sobre a Anda Brasil e o sistema de gestão do Ecobooking.

Workaways,  clubes de caminhantes e outras associações são sempre bem-vindas, para discutirmos sobre temas como governança institucional, governança dos voluntários, conflitos de usuários (bicicleta, cavalos, caminhadas), segurança, gestão de acampamentos, lixo e saneamento, geração de emprego e renda, impactos sobre a biodiversidade (negativos e positivos), planejamento, implementação e manejo das trilhas em terras privadas, efetividade das trilhas de longo curso como corredores de fauna entre outros.

O objetivo é que cada vez tenhamos mais brasileiros caminhando e  capacitados a implementar Trilhas no Brasil de forma planejada e sustentável como ferramentas de conservação.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social