FOREST BATHING

Categoria: Eventos

Quem já ouviu falar de Forest Bathing?

Com certeza você já ouviu falar em banho de mar, de rio, de chuva, sol e, até mesmo, de lua, não é? Mas... e banho de floresta? Você conhece?

Estar próximo à natureza, respirar ar puro e bucólico, ouvir o canto dos pássaros... Tudo isso traz mais benefícios do que podemos imaginar! A prática, oriunda da Medicina Tradicional Japonesa, “Shinrin-Yoku” (https://www.youtube.com/watch?v=LUfbMIGcxkM ) tem como intuito promover a cura e o bem-estar através do contato com a Floresta, lifestyle. (https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/lifestyle-os-segredos-para-q...)

Caminhar próximo às árvores e sentir a brisa bater no rosto tem sua eficiência comprovada. "Ambientes florestais promovem menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca, pressão arterial, maior atividade do nervo parassimpático e a atividade do nervo inferior simpático do que ambientes da cidade", divulgou o estudo do Yoshifumi Miyazaki, concluindo os benefícios da natureza para a nossa saúde.

Na Fazenda dos Cordeiros basta uma pequena caminhada em meio à natureza para se ter certeza do bem estar que ela nos traz, ao ponto que muitas vezes temos a impressão de que andar entre árvores, plantas e animais pode melhorar até mesmo nossa saúde.

O processo de experimentar profundamente a natureza, tomando-a lentamente através de todos os sentidos, chamamos de “Banho de Floresta”.

Que é bom ficar rodeado pela natureza, todo mundo já sabe, mas esta prática também pode ser usada como meditação, com benefícios para a saúde física e psicológica, foi o que nos ensinou a Sylvie Rokab, diretora de cinema, palestrante e visionária. Sylvie nasceu no Rio de Janeiro e foi criada por pais franceses e italianos - nascidos no Egito - que incentivaram seu fascínio pela natureza.(https://www.lovethynature.com/journeys/)

Os efeitos da prática no corpo e na mente foram estudados desde que foi desenvolvido no início dos anos 80 e os resultados mostram diminuição de cortisol, principal hormônio causador do estresse, e a redução da pressão arterial. Além disso, a prática promove melhora na concentração, aumento da imunidade e fortalecimento do metabolismo, entre outros efeitos emocionalmente positivos.

O Forest Bathing, ou simplesmente Banho de Floresta na Fazenda dos Cordeiros, envolve caminhar muito lentamente através da floresta. Enquanto você anda, é preciso expandir seu olhar para admirar ainda mais a beleza da natureza, notando coisas que não percebia antes.

Você também pode simplesmente se sentar e observar as diferenças sutis na cor das coisas, tomando um momento para fazer uma pausa e respirar profundamente o oxigênio abundante das árvores. Passe os dedos pela grama, sentindo sua textura. Abra seus ouvidos para sintonizar o som de abelhas zumbindo, de pássaros cantando, da água e da folhagem se movimentando. Respire profundamente pelo nariz, inalando os aromas variados.

Sylvie garante que não existe limite para o Banho de Floresta. Podemos praticar quantas vezes quisermos. Apenas uma tarde pode trazer sentimentos positivos de bem-estar que duram semanas.

A prática do “banho de floresta” não é apenas para melhorar a saúde, é também uma forma de aumentar nossas ligações com a natureza, estimulando práticas mais sustentáveis em nosso dia a dia.

Os cientistas defendem a ideia de que mesmo em uma sociedade moderna, em uma cidade grande, o nosso instinto ainda é o de viver em um estado mais natural. Sem isso, as pessoas sofrem!

Na Fazenda dos Cordeiros acreditamos no que vem sendo confirmado pela ciência: um passeio em um lugar com bastante natureza pode servir de remédio contra várias doenças. É a base da chamada medicina preventiva.

A natureza é um estímulo aos sentidos: o visual, os sons, o sabor de uma fruta, estar em contato tão próximo com a natureza - isso faz um bem danado e todo mundo sabe. Agora, a explicação científica para tantos benefícios estaria no olfato, nos cheiros que sentimos aqui.

A Fazenda dos Cordeiros está trabalhando em parceria com a Adriana Ruiz(http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723798U1) para certificar suas floresta como local apropriado para pratica do Forest Bathing, que passa pela beleza do lugar, pela diversidade de fauna e flora e principalmente pela estrutura que oferece para receber bem os visitantes.

Segundo Suzanne Weirich do Adirondack Riverwalking (https://www.adirondackriverwalking.com/) "Os praticantes do Forest Bathing fazem uma caminhada leve para explorar sensorialmente a natureza e desfrutar de suas vantagens: pausa no contato com ruídos estressantes (que dá lugar a sons suaves), inalação de ar puro, interação com o verde e demais elementos da natureza. Um aspecto interessante é o de que o aroma das florestas é algo mais do que simplesmente um estímulo fresco e agradável ao olfato. As moléculas voláteis liberadas por algumas plantas constituem os chamados óleos essenciais, que apresentam ação benéfica à nossa saúde.

Estudos apontam que, a partir da inalação destas substâncias podemos obter (dentre outros benefícios) melhorias associadas às respostas do sistema imunológico. Além disso, esta imersão na floresta, já foi comprovado cientificamente, é capaz de desacelerar o sistema simpático, aquele responsável por reações de "luta ou fuga" e ligado ao mecanismo do estresse. Este fato traz consigo não somente ganhos associados ao bem-estar, como uma série de benefícios fisiológicos

Em reportagem do TIME - ‘Forest Bathing’ Is Great for Your Health. Here’s How to Do It(https://time.com/5259602/japanese-forest-bathing/): "Redução de batimentos cardíacos, da pressão arterial, da atividade do nervo simpático e melhoria da atividade do nervo parassimpático, melhora o humor, aumento nos níveis de energia e disposição, aceleração dos processos de recuperação de doenças, clareza mental e melhora na capacidade de focar, aumento da atividade das células de defesa do organismo"

Harriet Sherwood do The Observer diz: (https://www.theguardian.com/environment/2019/jun/08/forest-bathing-japan...): "Após 30 minutos de exposição à natureza, já há redução do estresse, batimentos cardíacos e pressão arterial, o que sugere que não necessitamos de muito tempo para obter alguns benefícios do Forest Bathing. No entanto, a regularidade neste contato com a floresta é um fator importante no que se refere a melhorias imunológicas, estados de ânimo estabilizados e bem-estar geral, que começam a ser percebidos após a terceira semana. Frequências semanais são comumente adotadas por grupos que se associam para a realização da prática", finaliza a naturóloga.

Banho de Floresta: A terapia para eliminar o estresse.

Seja por meio da Medicina Tradicional Japonesa ou das terapias com a Love Thy Nature (https://www.lovethynature.com/journeys/), o que sabemos na Fazenda dos Cordeiros é que estar em contato com o mundo natural é bom para todo mundo. Na verdade, é um dos passos mais simples para melhorar a saúde.

Venha curtir esse Banho na Floresta da Fazenda dos Cordeiros. Espaços naturais são belos e estar em contato com eles melhora o nosso bem-estar em todos os níveis.

E você?

Quando foi a última vez que tomou um “banho de floresta”?

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social