Agrofloresta

Categoria: Parceiros

Os Sistemas Agroflorestais trazem maior produtividade e diminuem os custos dos pequenos agricultores, devolvendo dignidade as famílias rurais e facilitando interação do homem com a natureza.

No Brasil, a agricultura familiar desempenha um significativo papel como fonte principal no abastecimento de alimentos da população. Em média 70% dos alimentos que consumimos diariamente advém da agricultura familiar.

Na Fazenda dos Cordeiros adotamos a agrofloresta como técnica de cultivo que possui as condições favoráveis ao pequeno agricultor, por reunir vantagens econômicas e ambientais. Este método alia a utilização sustentável dos recursos na lavoura a uma menor dependência de insumos externos, diminui custos de produção e aumenta a segurança alimentar, tanto dos agricultores como dos consumidores.

Os sistemas agroflorestais de alta diversidade podem ser considerados como uma floresta de alimentos. Convivem na mesma área plantas frutíferas, madeireiras, hortaliças, graníferas, ornamentais, medicinais, forrageiras e outras. Cada cultura é implantada no espaçamento adequado ao seu desenvolvimento e as suas necessidades de luz, de fertilidade e porte cuidadosamente combinadas.

Na Fazenda dos Cordeiros podemos colher hortaliças, frutíferas, rabanete, rúcula, espinafre, milho, feijão, abóbora, melancia, gergelim, batata-doce, etc. Na sucessão, respeitando o ciclo de cada cultura, podemos colher, mandioca, abacaxi, mamão, banana, alcachofra, juntamente com várias outras árvores que poderão produzir frutos, lenha, e madeira.

Ao contrário do método convencional de plantio, no sistema agroflorestal existe cooperação, observa-se que “uma planta não atrapalha a outra; elas vivem juntas”. A reciclagem mais eficiente dos nutrientes é uma característica marcante deste sistema de produção. São diversas espécies de plantas com desenvolvimento diferente em um mesmo espaço. A biomassa depositada pela queda de folhas, pela poda de ramos e por resíduos das culturas de ciclo curto, aumenta a oferta de nutrientes aos cultivos e beneficia a atuação de microrganismos que ajudam no desenvolvimento das plantas e do solo. Espécies forrageiras perenes permitem a criação de animais, e protegem o solo das chuvas torrenciais, da insolação direta e da ação dos ventos.

A agrofloresta é mais do que um sistema de produção de alimentos em harmonia com o ambiente, onde se conservam os recursos naturais e se produz alimento saudável. É uma visão ampla do ecossistema, baseada na relação sintrópica de interação do homem e todos os seres presentes na paisagem, é a compreensão das relações onde todos estão interligados para melhor aproveitamento dos recursos oferecidos pela natureza.

A Fazenda dos Cordeiros convida você para vivenciar as vantagens do sistema agroflorestal, desde a diversificação de produtos, maior segurança alimentar, sustentabilidade ambiental, maior fertilidade do solo.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social