TEAR

Categoria: Parceiros

A Fazenda dos Cordeiros recebeu neste final de semana o Pontão de Cultura e Arte TEAR em: Imersão na Natureza com GANDHY PIORSKY – A Criança e as imagens internas.

O TEAR atua desde 1980 nas áreas de Arte/Educação e Cultura e nossa sinergia está no desenvolvimento humano e o respeito à diversidade biocultural, nas dimensões ética e estética, social e cultural, no movimento de construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.

O TEAR desenvolve ações com crianças, adolescentes, jovens e educadores, atuando e desenvolvendo trabalhos que buscam ressignificar vivências, tais como: cursos de formação nas várias linguagens da arte e em Arte/Educação, seminários, eventos culturais e comunitários, espetáculos artísticos, assessorias e consultorias, e de formação de voluntariado corporativo.

Desenvolvimento humano, em suas dimensões ética e estética, é o nosso urdume, e as linguagens da Arte, os fios que tecem nosso trabalho. Por seu saber, o Tear tem como horizonte uma educação poeticamente humana e humanamente integral, na caminhada rumo a uma sociedade sustentável, justa, fraterna e solidária.

Sem se afastar do lúdico e do criativo, o TEAR assume a Arte Educação/ Ambiental como meio para uma contínua construção social baseada na sustentabilidade da vida, na participação política, e no trabalho por uma ética e por uma estética ecológicas. Parafraseando Paulo Freire, o TEAR tem, na ArteEducação/ Ambiental, uma prática da liberdade. Coisa de gente que faz junto, comprometida política e afetivamente com o outro. Tear é um lugar de encontros, de reflexões e de afetos que se entrelaçam num contínuo diálogo de saberes, em que a Arte constitui um modo extraordinário de produção de conhecimento.

Nossa poética parte da premissa de que a expressão ético-estética da arte e da cultura é manifestação humana inalienável – não privilégio de alguns – e, portanto, deve ser garantida e promovida como direito de todas e todos. Nesse prisma, a diversidade biocultural é condição de realização de uma democracia intercultural, na perspectiva do desenvolvimento humano na sua potência multidimensional.

Os projetos educativos, culturais e artísticos desenvolvidos pelo TEAR, ampliam e enriquecem as percepções, as possibilidades de expressão e atuação dos sujeitos na sua relação com seus pares e com a natureza, ampliando releituras e tornando possíveis outros tecidos sociais, outras tessituras políticas e artísticas. Assim, antes de ser compreendido como polo de resistência cultural, o TEAR constitui um Polo de R-existência Cultural, isto é, que resiste e reinventa seu estar no mundo no mesmo movimento em que se faz.

A Fazenda dos Cordeiros tem uma relação antiga, profunda e fraterna com o TEAR, foi aqui que a Denise Mendonça com tia Berli fizeram muitas “artes” e plantaram essas sementes para sempre em nossos quintais.

Obrigado, de coração e alma, a família TEAR pelo inesquecível final de semana
.http://institutotear.org.br/

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social