Carbono Neutralizado

Categoria: Preservação

O Projeto de Neutralização de Carbono da Fazenda dos Cordeiros vem sendo aplicado desde 2006, é um programa socioambiental totalmente inovador. Somos a primeira Fazenda de Turismo Ecorural (Turismo Rural Sustentável) que neutraliza carbono no Estado do Rio de Janeiro, onde todos os GEE´s (Gases causadores do efeito estufa) gerados pela atividade de turismo, desde o transporte até a Fazenda, incluindo os gastos de energia elétrica, gás de cozinha, consumo de combustíveis, geração de resíduos etc, são neutralizados pelo plantio de árvores nativas de Mata Atlântica na própria Fazenda.

O plantio de árvores nativas, além de absorver o carbono emitido pela Fazenda dos Cordeiros com a fotossíntese, beneficiam toda a fauna local, principalmente o Mico Leão Dourado, através da criação de novos corredores ecológicos e do uso de árvores frutíferas nativas no plantio, facilitando o deslocamento e disponibilizando mais alimentos às espécies da região.

Todo o processo é baseado em normas internacionais definidas pelo Protocolo de Kyoto, obedecendo ao Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC – ONU) e Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories (2006), além das normativas da série ABNT NBR ISO 14064:2007. A Fazenda dos Cordeiros recebe visitas técnicas anuais de empresas incubadas na Universidade Estácio de Sá, sob responsabilidade dos professores José Carregosa, André Smara e Lotufo que realizam estudos de emissões de carbono para o plano de neutralização. Após o plantio a Fazenda continua a avaliar seus fragmentos florestais para comprovar que as árvores estão crescendo de maneira saudável e satisfatória.

Com isso a Fazenda dos Cordeiros criou um novo nicho de mercado, o Turismo Livre de Carbono, onde turistas conscientes e empresas sócio e ambientalmente responsáveis podem desenvolver atividades de treinamento e lazer sem contribuir com o avanço das mudanças climáticas, preservando a natureza.

Na Fazenda dos Cordeiros, todas atividades desenvolvidas estão livres de carbono e as empresas podem receber certificados para usarem em seus balanços sociais. Agende sua visita e venha plantar sua árvore.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social