Mutirão Agroflorestal

Categoria: Preservação

Um Mutirão Agroflorestal visa contribuir com a construção de sociedades sustentáveis por meio de uma rede de integração de pessoas em torno de aprendizagem, vivências, experimentação e estímulo à produção agroflorestal. É também a construção de novas formas de relacionamento em que o Ser Humano atua nos processos naturais como parte integrante da biodiversidade e da abundância de vida. Isso tudo norteado pelos princípios fundamentais de amor, de cooperação e de solidariedade.

Iniciativas de agricultura florestal em Silva Jardim já existiam com sucesso e hoje vem se ampliando com a inclusão de novos produtores. O grupo Mutirão Agroflorestal SJ, do qual a Fazenda dos Cordeiros faz parte, surgiu como um movimento de articulação e fortalecimento de produtores orgânicos de Silva Jardim, certificados pela ABIO/RJ no Sistema Participativo de Garantia.(SPG).

Ernst Götsch com sua inovadora concepção e técnica em Sistemas Agroflorestais (SAFs) tem sido a inspiração para nós na Fazenda do Cordeiros. Entendemos que promover SAFs por meio do intercâmbio de experiências, desenvolvimento de metodologias em educação ambiental e assistência técnica rural agroecológica baseada em metodologias participativas são imprescindíveis para o avanço da produção agroflorestal em Silva Jardim.

A realização do Mutirão de implantação e manejo de Agrofloresta com produção de cítricos, mandioca, banana, abóbora e outros, sábado passado, dia 1 de dezembro de 2018, vem constituindo uma excelente ferramenta metodológica praticada na Fazenda dos Cordeiros para inovação criativa e sustentável do espaço rural onde vivemos.

O legal nos Mutirões é perceber a construção conjunta do conhecimento a partir da prática, de uma forma coletiva e inovadora. Criamos as condições necessárias para os espaços de troca e de conversas significativas, de discussão de conceitos e princípios.

Nos Mutirões, as relações se fortalecem alimentando, inspirando e reenergizando os participantes para sua prática em suas propriedades.

A Fazenda dos Cordeiros desenvolve trabalhos com Agrofloresta, com uma forte complementaridade de aptidões, conhecimentos e funções dentro do conceito de sustentabilidade que adotamos. Um dos princípios de trabalho é a cooperação, no qual se baseiam todos os nossos processos de gestão. A equipe da Fazenda dos Cordeiros atua ativamente nos Mutirões para afinação das ações, aprendizagem continuada com trocas e atividades práticas.

Que tal participar do próximo Mutirão Agroflorestal aqui na Fazenda dos Cordeiros? Acompanhe nossa programação e garanta sua reserva.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social