Bom Exemplo

Categoria: Produção

A Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Morango (AMORANGO), de Nova Friburgo, vizinha de Silva Jardim, tornou-se o primeiro empreendimento produtivo da agricultura familiar em todo o país a utilizar o Selo Nacional da Agricultura Familiar.

Isso possibilitará à AMORANGO atestar a autenticidade e a procedência dos produtos da agricultura familiar, composta por 40 famílias familias que vendem sua produção para mercados, confeitarias, ou em feiras livres, in natura ou processada na forma de doces e polpas.

Em Silva Jardim o Movimento Silva Jardim Sustentável tem a Fazenda dos Cordeiros como aliada e parceira no processo de identificação do Selo local para dar mais visibilidade à economia rural Silva Jardineira, difundindo e consolidando uma marca que contribua diretamente para a valorização dos homens e mulheres que nela trabalham.

Para a Fazenda dos Cordeiros a certificação proporciona o reconhecimento da produção, criando competitividade para os produtos da agricultura familiar, agregando valor, gerando emprego e qualidade de vida para o homem no campo.

No futuro todos os produtos de Silva Jardim possuirão um código QR, por meio do qual qualquer consumidor poderá acessar, pelo smartphone, dados adicionais sobre o produto, como o nome do produtor, associação ou cooperativa responsável e demais especificações técnicas do alimento de interesse coletivo.

Seguindo técnicas agroecológicas, a Fazenda dos Cordeiros e outros pequenos produtores ligados ao Movimento Silva Jardim Sustentável, cultivam em Sistema Participativo de Garantia, certificados pela ABIO-RJ e foi justamente a preocupação com a qualidade dos alimentos que despertou o interesse na certificação.

“Poder exibir o SENAF em nossas embalagens nos deixa muito felizes porque ele assegura a qualidade dos nossos produtos. Por meio do selo os consumidores poderão consultar a origem dos nossos alimentos e atestar o cuidado como nós os produzimos.”, disse Hottz, atual presidente e produtor da AMORANGO.

A agregação de valor econômico aos produtos também foi um atrativo levado em conta na Fazenda dos Cordeiros ao associar o conceito de alimentação saudável, natural e sustentável, naturalmente atribuído à agricultura familiar, e cada vez mais valorizado pelo mercado consumidor.

“Os consumidores estão muito atentos à qualidade dos alimentos e à maneira como são produzidos. E um número sempre maior de consumidores vem reconhecendo e valorizando isso. Por isso a certificação significa alimento mais saudável para quem compra e mais renda para o produtor”, afirmou Ana Beatriz, proprietária da Fazenda dos Cordeiros.

Para os que tiverem maior interesse na produção agroecológica podem visitar a Fazenda dos Cordeiros . Outra ferramenta lançada recentemente para divulgar a Agricultura Familiar é a “Vitrine da Agricultura Familiar” (www.vitrine.mda.gov.br), plataforma web para contato entre os pequenos produtores familiares e os consumidores, a qual permite a rastreabilidade de produtos; a consulta a um catálogo de hortifrútis, cereais, bebidas e laticínios, entre outros produtos certificados; além de uma interface para a solicitação de informações e outros serviços.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social