Politicas Públicas

Categoria: Produção

Dizem que o agronegócio é essencial para a prosperidade da nossa economia, uma vez que responde por mais de 20% do PIB brasileiro. Além disso, o Brasil é o 3º maior produtor de produtos agrícolas do mundo, responsável por 7% dessa produção, assim como um dos maiores produtores de biocombustíveis e de produtos florestais. Ao mesmo tempo, o país é dono da maior floresta tropical do planeta e figura como sétimo maior emissor de carbono no ranking global, sendo mais de 65% das emissões atribuídas ao desmatamento e à agropecuária.

O que diríamos então da Agricultura Familiar? Responsável pela fixação do homem no campo, pela manutenção da cultura rural, pelo resgates de sementes e mudas de plantas tradicionais e que alimenta a mesa dos brasileiros.

A agricultura brasileira depende de condições climáticas, como chuva, umidade e temperatura. Essas condições só podem ser asseguradas pela conservação das florestas. As áreas protegidas, por exemplo, sejam elas unidades de conservação, terras indígenas ou territórios quilombolas, ajudam a preservar os serviços ecossistêmicos prestados pelas florestas e fundamentais para o agronegócio, como a água, a redução de erosão, a atenuação de extremos climáticos, os polinizadores e o habitat necessário aos controladores de pragas e doenças.

Na Fazenda dos Cordeiros trabalhamos para que a produção agropecuária e a conservação ambiental andem juntas, lado a lado. Nosso desenvolvimento, prosperidade e bem-estar dependem desse equilíbrio!

Acreditamos que meio ambiente e agricultura sejam fundamentais para garantir o balanço entre a conservação ambiental e produção sustentável e devem ter o mesmo peso nas politicas públicas. O fortalecimento de instituições públicas como EMBRAPA, EMATER, IBAMA, MAPA e ICMBio, dentre outras, são condição essencial para assegurar o papel do Estado no Desenvolvimento Sustentável do meio rural.

A Fazenda dos Cordeiros acredita que a diversidade seja a peça-chave para lidar com os desafios do século 21. Por isso, a cultura do associativismo deve ser estimulada, com respeito às instituições em um ambiente livre e criativo, com ativismo social, como no exemplo do Movimento Silva Jardim Sustentável, do qual fazemos parte. Como visto recentemente na Colômbia, é essa dinâmica que faz com que o país seja capaz de ouvir e atender aos interesses da sociedade.

O Movimento Silva Jardim Sustentável é apartidário, está aberto ao diálogo com todos que estejam dispostos a contribuir para o avanço da nossa agenda Silva Jardim 2030, alinhada as ODS da ONU para o desenvolvimento sustentável do mundo.

Estamos esperando sua participação, será um prazer compartilhar com você nossos desafios.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social