Produção de Palmito Pupunha

Categoria: Produção

A Fazenda dos Cordeiros produz palmito pupunha a mais de 20 anos, sendo uma das primeiras no Estado a importar sementes de pupunha do Peru.

Hoje estamos trabalhando para certificarmos nossa produção orgânica com a ABIO (http://abiorj.org/) e acabamos de receber um lote novo de sementes certificadas do Projeto RECA, (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado), que tem como origem um grupo de agricultores oriundos do seringal Santa Clara, na região de Nova Califórnia, em Rondônia.

A turma da RECA(www.projetoreca.com.br) e os seringueiros (povos antigos da região), começaram a discutir uma forma alternativa que dessem condições de melhorar a vida de todos e que fosse adaptada ao clima e forma de vida dos povos locais. Juntando os conhecimentos de organização e cooperação dos povos vindos das outras regiões com os conhecimentos sobre a floresta (plantas frutíferas, melhor época de trabalhar e outros…). começaram a discutir a implantação de SAF´s (sistemas agroflorestais), com plantas nativas, tipo ​pupunheira para frutos, cupuaçuzeiro e a castanha do Brasil.

Na Fazenda temos ainda outros tipos de palmitos, o Jussara, nativo da Mata Atlântica, ameaçado de extinção e protegido por lei e o Açaí, muito famoso pelo uso culinário de sua polpa, oriunda do beneficiamento de suas sementes.

Viram só quantas coisas novas e interessantes estão acontecendo aqui na Fazenda dos Cordeiros?

Aproveitem a oportunidade e venham nos visitar.

 

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social