Áreas protegidas x Saúde

Categoria: Eventos

A Fazenda dos Cordeiros preserva suas matas, nascentes e paisagens rurais porque acredita que áreas protegidas são o melhor instrumento que a humanidade já criou para conservação da natureza.

Na Fazenda dos Cordeiros investimos nos benefícios que as áreas protegidas trazem para nossa saúde e bem estar. E isso é particularmente importante para as crianças, os jovens, os idosos e as classes economicamente menos favorecidas.

Visitar uma área protegida ou seu entorno, como por exemplo, o entorno da RPPN Rabicho da Serra(http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwew/mtmz/...) ou a APP Indiana Jones(https://pt.wikipedia.org/wiki/APP) da Fazenda dos Cordeiros, já é em si muito bom. Simplesmente ver as paisagens, fazer uma caminhada, muitas vezes no meio de fragmentos da Floresta de Mata Atlântica, sentir a sensação de liberdade, fazer uma aventura segura com parentes e amigos, conhecer a biodiversidade em Silva Jardim. Tudo isso são atividades muito interessantes e positivas para qualidade de vida.

Quem visita nossa Fazenda compartilha experiências com as pessoas e com a natureza. Quando a visitação é feita com particular interesse na qualidade de vida, ela pode trazer ainda mais benefícios associados à saúde física e mental.

Se permitir novos caminhos, novos aromas, observar os diferentes tons de verde .. como já trabalhava BurleMarx em seus jardins de belas paisagens.

Quanta beleza. Conceito difíceis de serem explicados em palavras. É preciso vivenciar!

Hoje, por exemplo, a Biodiversidade é fonte para pesquisas de medicamentos, o cuidado com o abastecimento de água que chega nas torneiras de cada casa, e às importantíssimas questões ligadas à grande mudança climática. Todos temas interligados e que nos estimulam a pensar sobre como lidamos com a nossa natureza interna e com a natureza das coisas e com a Mae Natureza, ou meio ambiente ... como muitos costumam falar.

Na Fazenda dos Cordeiros focamos as oportunidades que as áreas verdes, naturais e protegidas oferecem para melhoria da qualidade de vida, sobretudo quando consideramos que vivemos cada vez mais em áreas urbanas e em contextos socioculturais que infelizmente promovem o nosso afastamento da vida no campo.

Estudos comprovam que a natureza contribui para saúde das pessoas e de seus coletivos, tanto para a saúde mental, como para a física.

A cada dia comprovamos a clara relação existente entre natureza e saúde, estudada e definida em documentos científicos que demonstram a relação direta entre: qualidade de vida e condições de saúde, quando interagimos com a natureza. Essa relação entre sociedade e natureza pode ser dar de múltiplas formas, desde uma criança brincar no quintal, com plantas e árvores, até uma cidade ter melhor qualidade de vida e de saúde porque tem boa quantidade de áreas verdes e áreas protegidas no seu interior ou nas proximidades.

Se a vida é melhor em função da proximidade com unidades de conservação, na Fazenda dos Cordeiros você vivenciará experiencias únicas, que podem ser complementadas nas cidades. Bons exemplos como quintais, arborização das ruas, praças e parques urbanos, muitas vezes planejados e geridos sem muita atenção a espécies nativas ou à biodiversidade.

Se na Fazenda dos Cordeiros temos água potável em todas as bicas, captadas diretamente de nossas nascentes protegidas. Nas cidades, também existe influência da proteção das matas na qualidade da água, que são sensivelmente melhores quando contam com a proteção da natureza.

A Natureza é plena e democrática, existe uma relação forte e direta principalmente na prevenção ou redução do stress.

Nossas áreas protegidas são facilmente acessadas para permitir o lazer, o aprendizado ou outras atividades arte-educadoras porque acreditamos que um sistema bem gerido, de ser um instrumento para acessar os benefícios da natureza. Estimulamos que as fontes de energia das áreas protegidas sejam acessadas por pessoas de todas idades, facilitando a inclusão, o aprendizado e a integração com a natureza.

Na Fazenda dos Cordeiros é fácil perceber a vida silvestre, seja com a exuberância da vegetação típica da Mata Atlântica ou mesmo pela simples presença de animais silvestres. Alguns endêmicos da bacia hidrográfica do Rio São João, como por exemplo nosso famoso Mico Leão Dourado(http://www.micoleao.org.br/index.php).

Como já explicado aqui em nosso site, a Fazenda dos Cordeiros vem se adaptando para os chamados ‘banhos de floresta’(https://www.ecycle.com.br/6193-banho-de-floresta), pratica japonesa dos ´pais levarem seus filhos para contato com a floresta. Um hábito maravilhoso com criação de valores importantes.

Há mais de 10 anos promovemos eventos na Fazenda, como o CarnaRural (https://www.facebook.com/events/silva-jardim/carnarural/535646547283348/), com a visitação às unidades de conservação e outras áreas protegidas, com observação de fauna e flora, caminhadas, imersões em áreas de floresta, como instrumento de promoção da saúde.

Áreas Protegidas - Festas na Fazenda dos Cordeiros

As pesquisas vêm mostrando que a presença e alguma atividade na floresta melhora esses indicadores. As recomendações são no sentido de concentrar a atenção no meio natural, possivelmente alguma atividade leve, mas buscar atenção para a interação com esse meio. Além da postura pessoal, algumas pesquisas sugerem que os benefícios estariam associados com a presença de elementos bioquímicos provenientes das árvores, que de alguma forma conectam conosco e estimulam o benefício à saúde.

“Não seria muito interessante que um dia nos pudéssemos ter o nosso sistema de saúde com médicos receitando a presença na natureza, caminhadas, meditação ou simplesmente a observação da natureza?” Aldo Leopold(https://aldoleopoldnaturecenter.org/)

Ou seja, um dos argumentos para, como sociedade, decidirmos proteger remanescentes de ambientes naturais e mantê-los como um patrimônio comum é o poder de cura que esses espaços oferecem para os males modernos dos quais padecemos.

Na Fazenda dos Cordeiros não é só Floresta... uma boa alimentação, atividade física e outros tipos de ações e condições que colaboram para uma melhor qualidade de vida, indo além de uma boa medicação a beira do Lago das Garças. Que tal?

A Fazenda dos Cordeiros trabalha alinhada com os direcionamentos da UICN -União Internacional pela Conservação da Natureza (https://www.iucn.org/node/14404) no sentido de termos políticas públicas de saúde que incorporassem atividades em ambientes naturais como parte da promoção da saúde ou da prevenção de doenças.

Há também estudos demostrando que a qualidade de vida para populações locais, comunidades tradicionais e setores sociais mais carentes, pode ser significativamente melhor quando há proximidade das áreas protegidas. Isso, muitas vezes, se dá em função de renda, ou da sua complementação associada ao turismo nessas áreas protegidas. Às vezes, também, em associação com a possibilidade de acesso aos recursos naturais ou da produção sustentável a partir dos ecossistemas equilibrados e sustentáveis.

É cientificamente demonstrado que a qualidade de vida é melhor quando essas comunidades estão mais próximas das áreas protegidas, em especial em indicadores como o de crescimento de crianças.

A Fazenda dos Cordeiros não está sozinha nessa empreitada... Há um conjunto de iniciativas no Brasil que buscam promover ou demonstrar a relação entre saúde e natureza em áreas protegidas.

O Instituto Alana (https://alana.org.br/) e o seu programa Criança e Natureza, que tem chamado a atenção da sociedade brasileira para o ‘transtorno do déficit de natureza’ nas crianças.

“...Nós nos dedicamos, inclusive voluntariamente, a promover essas melhores condições de qualidade de vida e saúde. E você?

Maria Isabel Amando de Barros

A Fundação Grupo Boticário de Proteção da Natureza (http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/Paginas/Inicial.aspx), que promove, entre outras coisas, os congressos brasileiros de unidades de conservação e procura trazer especialistas internacionais para dar palestras e falar sobre a relação entre saúde e natureza, especialmente entre saúde e unidades de conservação.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (http://www.icmbio.gov.br/portal/)que desenvolveu rodas de conversa com vários setores da sociedade no sentido de divulgar as áreas protegidas, estimular ou recolher o interesse desses grupos sociais nelas, para pensar, discutir, sugerir, estimular ou promover ações que fortaleçam essas relações.

O Instituto Brasileiro de Ecopsicologia - IEB(https://ecopsicologiabrasil.com/)

A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (https://portal.fiocruz.br/)

“(…) é nosso direito e dever zelar e defender a conservação da natureza e a qualidade do meio ambiente”.

John Muir

A Fazenda dos Cordeiros faz parte de um Movimento Global, composto por pais, educadores, pesquisadores, conservacionistas e profissionais da saúde que defendem o acesso universal e equitativo à natureza como fundamental tanto para a nossa humanidade quanto para o futuro da vida na Terra.

Estimulamos que as áreas protegidas sejam mais bem divulgadas, mais bem promovidas e que estejam abertas para a sociedade brasileira.

É preciso estimular mais o uso público das unidades de conservação com participação e o envolvimento da sociedade, através de múltiplas possibilidades como: a visitação, as atividades de monitoramento da biodiversidade de forma participativa, as atividades associadas ao voluntariado, ao uso sustentável dos recursos naturais nas categorias onde isso é adequado, entre outros.

Segundo David Thoreau, “A grande maioria da população que vive em grandes centros urbanos não tem mais um conceito de vida silvestre baseado em experiências pessoais. Para muitos, a natureza selvagem é apenas um conceito abstrato ou um lugar inacessível”.

A Fazenda dos Cordeiros acredita que a sociedade tem direito à natureza e aos seus benefícios. Para isso colaboramos com o Estado, em seus vários níveis; Federal, Estadual e Municipal, na organização de políticas públicas, para facilitar esse acesso e usufruto desses benefícios.

Está na Constituição Brasileira que é nosso direito e dever zelar e defender a conservação da natureza e a qualidade do meio ambiente.

Considerando que a natureza é um benefício para todos e que é um direito da sociedade, quanto mais atuamos nesse sentido, mais também colaboramos para redução das desigualdades sociais, econômicas e de qualidade de vida.

Na Fazenda dos Cordeiros, além do banho de floresta (Forest Bathing), Observação de Pássaros (Birdwhatch) e Observação do Mico Leão Dourado, praticamos montanhismo, ciclismo e principalmente as Caminhadas na Natureza, organizadas pela Anda Brasil (https://www.ecobooking.com.br), onde predominam jovens de escolas públicas e privadas, no que chamamos de Turismo EcoRural.

Trabalhamos parcerias institucionais objetivando socializar cada vez mais nossos experiencias, nossos saberes e principalmente os benefícios do contato com a Natureza.

O desafio está no fato de que a sociedade vem criando barreiras sociais, culturais e econômicas que aumentam os isolamentos e dificultam acesso desses benefícios a todos.

Colaboramos não só com governos, mas também, com ações efetivas na sociedade, construindo alternativas que facilitem os acessos a esses benefícios que a natureza nos traz.

Buscar melhores condições de saúde, qualidade de vida e bem estar é do nosso interesse. As áreas protegidas da Fazenda dos Cordeiros contribuem para fortalecer atividades em espaços privados que promovam qualidade de vida das comunidades do entorno.

Participe das atividades programadas, traga parentes e amigos, fique ligado nas novidades da Fazenda dos Cordeiros e aproveite para curtir nosso CarnaRural.

Uma fazenda que Recebe!

Contatos

 reservas (@) fazendadoscordeiros.com.br
   +55 (21) 99640.6059 (Whatsapp)
   Estr. João Carvalho, 2800 - Imbau, Silva Jardim - RJ, 28820-000, Brasil

Rede Social